Tribunal de Contas do Ceará lança ferramenta de Inteligência Artificial: Ana JúlIA
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará apresentou, na manhã desta terça-feira (6/8) ao seu público interno, a Analista Jurídica Legal por Inteligência Artificial, Ana JúlIA. O encontro, no 8º andar do Edifício 5 de Outubro, reuniu conselheiros, auditores, procuradores de contas e servidores.
O presidente da Corte, conselheiro Rholden Queiroz, fez a saudação inicial destacando a importância e os benefícios do uso da tecnologia para auxiliar nos trabalhos do Tribunal. “A Ana JúlIA é a primeira de uma família de várias ferramentas que serão lançadas. O Tribunal está entrando nesse terreno importantíssimo, é uma verdadeira revolução, e temos que nos aprofundar neste mundo com responsabilidade, ética, transparência e governança. A tecnologia vai trazer os principais entendimentos do Tribunal de forma amigável. Vai auxiliar a unificar os entendimentos, evitando incoerências. Por enquanto, o uso será interno, mas esperamos que no próximo ano possamos abrir a ferramenta para os jurisdicionados, que saberão o pensamento do TCE em cada área”, destacou Rholden Queiroz.
A nova tecnologia já é uma realidade nos trabalhos da Comissão de Jurisprudência, presidida pelo conselheiro Valdomiro Távora. “Participamos de um evento sobre inteligência artificial nos Tribunais de Contas e conhecemos diferentes inovações. Agora, é avançarmos no uso da inteligência artificial, que trará grande contribuição às nossas atividades, com dados importantes. Acima de tudo, devemos fazer um bom uso dessa IA. Os desafios agora são enormes”, ressaltou Valdomiro Távora.
A apresentação da nova ferramenta foi feita pela secretária de Tecnologia da Informação (STI), Cairamir Arruda. A gestora fez um apanhado das atividades, do desenvolvimento da IA até os próximos passos, com previsão de treinamentos e normatização da ferramenta. Também foram apresentados os resultados e benefícios da tecnologia, que é atualmente usada por cerca de 90 servidores. Entre as contribuições estão o fortalecimento da atuação do controle externo, o auxílio na identificação de eventual divergência jurisprudencial, melhoria na capacidade de analisar grandes volumes de informações e o suporte técnico para elaboração de votos.
“A ANa JúlIA é nosso chat de jurisprudência do TCE Ceará. O principal papel dela é fazer pesquisas assertivas e céleres, é gerar respostas consistentes para todas as perguntas em relação a jurisprudência feitas por nossos usuários, que hoje são os integrantes dos gabinetes e do controle externo. A ferramenta de IA vai agregar muito valor e, principalmente, alinhamento ao Tribunal de Contas do Estado”, afirmou Cairamir Arruda.
Após a apresentação da Ana JúlIA, Fernando Demétrio, assessor da Presidência do TCE Ceará, realizou testes e mostrou exemplos de como utilizar a ferramenta, com perguntas e avaliações, visando a melhoria da nova tecnologia. “A Ana JúlIA contribui significativamente no meu trabalho, trazendo ganho de tempo e produtividade. Antes, a busca era realizada de forma mais genérica através da ferramenta Contexto. Estou bem satisfeito com os resultados”, finalizou Fernando Demétrio.
Prestigiaram o momento os conselheiros Ernesto Saboia e Soraia Victor, os auditores Itacir Todero e Paulo César de Souza, e os procuradores de Contas, Júlio Saraiva, Aécio Vasconcelos e Cláudia Patrícia.