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Crianças Warao são alfabetizadas em Juazeiro do Norte

A Rede Municipal de Ensino de Juazeiro vem realizando um trabalho de alfabetização de três crianças Warao, povo originário da Venezuela, mais especificamente do delta do Rio Orinoco. Os irmãos Gabriel, Yoleydy e Eudis Zapata estão matriculados na Escola Municipal José Geraldo da Cruz, no bairro Salesianos.

O acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, em processo de alfabetização, é realizado pelo programa Tempo de Aprender, que atende, atualmente, cerca de 3.450 discentes.

As atividades foram iniciadas em maio, com a professora colombiana assistente de alfabetização, Zuley Jhojana Duran Peña, realizando diversos exercícios para desenvolver a consciência fonológica na língua portuguesa.

De acordo com a docente, o planejamento das atividades desenvolvidas com os alunos Warao foi estruturado a partir da relação letra e som. Ela destaca que o trabalho consiste em criar estratégias e atividades de acompanhamento que ajudem o aluno no processo de alfabetização. “Para isso, foi realizado um diagnóstico inicial, permitindo identificar as principais dificuldades relacionadas à escrita e à leitura”, explica a professora.

As aulas se dividem em vários momentos. São desenvolvidas atividades por meio da escuta, utilizando elementos como a música, contação de histórias, tendo como objetivo aproximar os estudantes com a sonoridade da língua portuguesa.

A professora utiliza, também, um glossário Warao, criado pela Unicef Brasil, que possibilitou uma melhor fluidez no processo comunicacional. O material apresenta diversas expressões e termos da língua Warao com tradução para o português e espanhol.

São realizadas, ainda, atividades de leitura de imagens, reconhecimentos de objetos, idas à biblioteca da escola, onde eles podem trabalhar com os diversos materiais didáticos que ajudam no processo de alfabetização. “O principal desafio é acolhê-los, fazendo com que sintam que o Brasil e a língua portuguesa possam ser parte deles também”.

A diretora da unidade escolar, Márcia Moreira, destaca que os alunos são muito assíduos e que a consolidação da frequência deles já é considerada um resultado positivo e uma grande vitória. Outro ponto trabalhado é a socialização, trazendo diálogos sobre a rotina, cultura, gostos musicais e daquilo que sentem mais falta da sua terra de origem.

A professora reforça que a realização do trabalho só é possível devido ao esforço coletivo para que os estudantes tenham um espaço de acolhimento e aprendizado efetivo. “Percebo que tudo o que está sendo feito está gerando frutos, pois os alunos, a cada dia, se incluem mais, frequentam diariamente, a escola, já estão diminuindo a timidez, e o vocabulário deles em português está aumentando. São muitos os desafios ainda por vencer, mas o importante é que eles estão na escola, socializando, aprendendo e descobrindo como é viver em um novo país”, finalizou.