CearáEconomia

Transição energética em debate no Ceará Global

Com foco na área de negócios internacionais, o Ceará Global começa hoje (25) e segue até sexta-feira (26) presencialmente no BS Design Corporate Towers e online na plataforma Metrópole Virtual. A solenidade de abertura acontece às 14h, com presença da governadora do Estado, Izolda Cela.

Esta é a 6ª edição do evento, que neste ano trará uma agenda em que o Estado do Ceará assumiu um protagonismo internacional como Transição Energética, Economia Criativa e Economia do Mar e que, juntos, são bastante relevantes para as exportações do estado e atração de investimento estrangeiro.
O Ceará Global é desenvolvido pela Câmara Temática de Comércio Exterior e Investimento, vinculada à Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Adece), em associação com a Câmara Brasil Portugal no Ceará, Universidade de Fortaleza, além de entidades públicas e privadas.

Segundo a gerente do CIN, Karina Frota, “a Edição de 2022 do Ceará Global vai debater sobre o tema Negócios Sustentáveis. Tema relevante e indispensável na esfera mundial. Será uma experiência inédita, imersiva e gamificada para apresentar a internacionalização da economia no Ceará”, destacou.

Serão debatidos os negócios de impacto voltados para a Transição Energética, Economia Criativa e Economia do Mar. “A aposta da edição deste ano é fortemente associada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU e que devem ser equacionados até o ano de 2030”, afirma o Presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará, Eugênio Vieira.

O Ceará Global é realizado desde 2017 e se tornou o principal evento do Estado sobre a internacionalização da economia, tendo como vertente o comércio exterior. “Estamos muito felizes em retornar o formato presencial, de compartilharmos, olho no olho, experiências imersivas para apresentar conexões entre o Ceará e o mundo, e de acompanhar e apoiar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do comércio internacional e do investimento estrangeiro”, afirma a coordenadora geral do evento, Mônica Luz.

Programação
Na solenidade de abertura, a coordenadora do Núcleo ESG da Federação, Alcileia Farias, e a Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), Karina Frota, participarão como convidadas para debater o tema “Internacionalização e negócios de impacto”. O espaço inicia às 14h do dia 25 de agosto.

No mesmo dia, o Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, mediará o painel “Transição energética: oportunidades e desafios”. O Coordenador também integrará, mas como palestrante, o painel “A construção de um Canvas de Comex e IED no Ceará nas Áreas de energia, dados e economia do mar”, a ser apresentado no dia seguinte.
Na tarde do dia 26 de agosto, a vice-Presidente da FIEC e secretária executiva da Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho do Ceará, Roseane Medeiros, facilitará uma palestra no painel “Atração de investimento estrangeiro para setores econômicos prioritários do Ceará”.