CaririJuazeiro do Norte

Vaticano autoriza a abertura do processo de beatificação de Padre Cícero

O Vaticano autorizou a abertura do processo de beatificação de Padre Cícero

A informação foi dada pelo bispo da Diocese de Crato, Dom Magnus, durante a tradicional missa do 20, celebrada em sufrágio da alma Padre Cícero, no Largo do Socorro, onde está a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, local da sepultura do Padre Cícero Romão Batista.

No anúncio, Dom Magnus afirmou que a data que autoriza o processo é datada do dia 24 de junho.

“Queridos filhos e filhas da Diocese do Crato, romeiros de todo Brasil. É com grande alegria que vos comunico nesta manhã histórica que recebemos oficialmente da Santa Sé, por determinação do Santo Padre, o Papa Francisco, uma carta do Dicastério das Causas dos Santos, datada do dia 24 de junho de 2022. Recebemos a autorização para a abertura do processo de beatificação do Padre Cícero Romão Batista que, a partir de agora, receberá o título de Servo de Deus”, disse Dom Magnus.

De acordo com o Cardeal Orani João Tempesta, em artigo publicado no site, Vatican News, um pedido feito pelo Bispo emérito de Crato, Dom Fernando Panico, para que a Igreja estudasse o caso do Padre Cícero, deu força ao movimento que culminou na abertura desse processo.

Em carta assinada pelo cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé e datada de 13 de dezembro de 2015, o Vaticano reconhece os serviços pastorais do Padre Cícero, conforme expressou o Papa Francisco. “É inegável que o padre Cícero Romão Batista, no arco de sua existência, viveu uma fé simples, em sintonia com o seu povo e, por isso mesmo, desde o início, foi compreendido e amado por este mesmo povo”.

O reconhecimento proporcionou o início da reconciliação da Igreja Católica com o Padre Cícero, que o suspendeu de suas ordens. Padre Cícero morreu aos 90 anos, 1934, sem conseguir, após várias tentativas, ter a sua reabilitação.

Veja artigo do Cardeal Orani João Tempesta sobre a abertura do processo de beatificação do Padre Cícero no site Vatican News.