Atuação do BPMA no mês de novembro somam 219 ações no Cariri
As operações realizadas durante o mês de novembro pelo Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), por meio da 2ª Companhia, resultaram em apreensões significativas.
Entre os resultados do mês estão:
- 167 animais silvestres apreendidos;
- 15 animais silvestres resgatados;
- 06 armas de fogo e 17 munições apreendidas;
- 01 equipamento sonoro confiscado, frequentemente usado em práticas ilegais;
- 04 procedimentos registrados por maus-tratos a animais;
- 09 procedimentos encaminhados à Polícia Civil.
O que resulta em 219 operações em novembro.
As ações integradas do BPMA incluem fiscalizações, investigações, atendimentos a denúncias anônimas e parceria com órgãos e ONGs voltados à proteção ambiental. Os animais resgatados foram encaminhados a centros de reabilitação, como a ONG BiodiverSe, onde recebem cuidados necessários antes de serem reintroduzidos à natureza.
Para ações de resgate e apreensão o BPMA conta com a colaboração da população na denúncia de crimes ambientais por meio de canais como o Disque-Denúncia. Essa colaboração comunitária contribui com as ações de preservação e combate ao tráfico de animais silvestres.
Disque-Denúncia e WhatsApp
O Disque-Denúncia continuará atendendo pelo número 181, de forma gratuita e em tempo integral. As denúncias por meio de WhatsApp devem ser feitas para o número (85) 3101-0181, por onde podem ser enviados áudios, vídeos, fotografias e documentos. Basta salvar o número na lista de contatos do seu aparelho e abrir o aplicativo de mensagens instantâneas para iniciar uma conversa. As informações repassadas pela população são sigilosas para preservar o denunciante e são tratadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.
Mas atenção! As denúncias de ocorrências que estejam acontecendo no momento da ligação do cidadão devem ser feitas para o número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS.
Serviço
WhatsApp – Disque-Denúncia 181
Salve o número (85) 3101-0181 na sua lista de contatos, abra o aplicativo WhatsApp e inicie uma conversa para colaborar com as Polícias do Ceará.