Brasil

Tremor misterioso sentido em Minas Gerais pode não ter vindo do solo

Fenômeno foi relatado em várias cidades do sul de Minas Gerais, mas a causa do tremor continua sendo incerta

Moradores de 26 cidades do sul de Minas Gerais relataram ter sentido um tremor entre a noite de sábado (9) e a madrugada de domingo (10). A Rede Sismográfica Brasileira, no entanto, não registrou nenhum sinal que possa ser identificado como um tremor de terra na região.

Em função disso, especialistas têm buscado explicações para o fenômeno. Uma delas é que tenha ocorrido um episódio de quebra da barreira do som causado por uma aeronave.

Avião supersônico pode ter quebrado a barreira do som

A hipótese foi levantada pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). Bruno Collaço, sismólogo do órgão, disse ao G1 que é possível descartar completamente a ocorrência de um terremoto na região.

Segundo o especialista, o mais provável é que se trate de algum exercício realizado com aviões quebrando a barreira do som. Ele explica que este tipo de evento gera ondas de choque que chegam à superfície, o que pode ser facilmente confundido com tremores de terra.

Imagem ilustrativa para avião supersônico da Venus Aerospace
Avião supersônico pode ter quebrado a barreira do som (Imagem: Naeblys/Shutterstock)

Ao quebrar a barreira do som, ocorre um fenômeno conhecido como ‘sonic boom’. As ondas de choque chegam até a superfície e são percebidas pelas pessoas muitas vezes como um tremor. Foi isso que aconteceu? Não podemos afirmar com certeza. Mas é uma possibilidade.Bruno Collaço, sismólogo do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP)

Ainda segundo o especialista, um avião supersônico teria sido responsável pelo fenômeno. Através de cálculos feitos a partir dos relatos das pessoas, ele estimou que a velocidade da aeronave seria de 400m/s. A Força Aérea Brasileira, no entanto, informou que nenhuma aeronave sobrevoou a região no horário indicado.

    Moradores relataram tremores em mais de 20 cidades de Minas (Imagem: Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo)

    Causa do tremor ainda é desconhecida

    • A Rede Sismográfica Brasileira possui cerca de 10 estações entre o Sul de Minas e o interior de São Paulo, mas nenhuma delas registrou sinais de um terremoto na região.
    • Segundo o Centro de Sismologia da USP, para um evento com a quantidade de relatos recebidos, seria necessário um sismo de magnitude próxima a 4.
    • No entanto, todos os relatos indicam que se trataram de tremores de intensidade fraca a moderada.
    • Algumas pessoas mencionaram móveis balançando, sensação de tontura e até mesmo água em copos mostrando sinais de movimentação.
    • Apesar das hipóteses, ainda não há confirmação do que causou o fenômeno.