Quadrilhas de Juazeiro do Norte são premiadas no X Concurso Cearense de Quadrilhas União Junina
A Quadrilha Nação Nordestina, grupo junino de Juazeiro do Norte, foi a grande vencedora do X Concurso Cearense de Quadrilhas União Junina. O evento, que aconteceu na última sexta-feira, 2, em Fortaleza, marcou o bicampeonato da Nação Nordestina, que conseguiu seu primeiro título do concurso em 2018.
Neste ano de 2024, o título veio após a vitória nas categorias “Melhor Rainha” e “Melhor Casamento”. Com o bicampeonato, a Nação Nordestina se classificou para o Circuito Viva São João Nacional, evento organizado pela União Junina.
Outro grupo junino de Juazeiro do Norte que participou do concurso na capital pela primeira vez foi a Quadrilha Flor do Sertão Mirim. O grupo saiu como campeão nas categorias “Melhor Marcador” e “Melhor Rainha”. A Quadrilha Flor do Sertão Mirim foi fundada em 2011 e esteve ativa até 2014, retornando em 2023. No ano passado, foi vice-campeã na categoria infantil no Festival de Quadrilhas de Juazeiro do Norte. No ranking geral de quadrilhas do Ceará, ficou entre as 8 melhores quadrilhas infantis, sendo convidada para participar do X Campeonato da União Junina Cearense.
Mais uma vez, as quadrilhas do município estão representando o Cariri cearense. As conquistas, angariadas pelos grupos juninos, são frutos dos incentivos financeiros que o município tem empregado nos últimos anos. Durante a gestão de 2022 a 2024, Juazeiro do Norte investiu mais de meio milhão de reais no movimento junino, especificamente nas três últimas edições do Festival de Quadrilhas, realizadas em formato presencial. Esse investimento foi provido do fundo geral municipal.
Desse montante, aproximadamente quatrocentos e vinte mil reais foram destinados a premiações e subvenções, além dos recursos alocados para estrutura, pagamento de equipe, decoração e alimentação durante os eventos juninos municipais. Assim, o investimento total no movimento junino de Juazeiro do Norte ultrapassou meio milhão de reais.
Além disso, as quadrilhas interessadas têm a oportunidade de se inscrever em editais de fomento com recursos federais, como a Lei Paulo Gustavo, a Lei Aldir Blanc, a Lei Rouanet e os editais da Secretaria de Cultura.