Morreu o ex-zagueiro Franz Beckenbauer, aos 78 anos
De acordo com sua família, o mito alemão faleceu “de forma pacífica” enquanto dormia, na madrugada do último domingo (7). O anúncio foi feito na tarde desta segunda (8).
“É com enorme tristeza que anunciamos que Franz Beckenbauer, nosso marido e pai, faleceu pacificamente enquanto dormir no último domingo (7), rodeado por sua família. Pedimos que nosso luto seja respeitado em silêncio, sem questionamentos sobre o tema”, escreveu a família Beckenbauer, em comunicado.
Considerado um dos maiores nomes da história do futebol, o Kaiser ganhou a Copa do Mundo pela seleção da Alemanha como jogador e como técnico.
Nos tempos de atleta, ele faturou o troféu no Mundial de 1974, além de ter sido vice em 1966 e 3º colocado em 1970.
Depois, como treinador, Beckenbauer levou a Alemanha ao título da Copa de 1990.
Pela seleção de seu país, o craque foi campeão da Eurocopa de 1972, ficando ainda com o vice na edição de 1976.
Ainda como jogador, o Kaiser foi talvez o maior nome da história do Bayern de Munique, ajudando a transformar o clube na maior potência de seu país e dominando também a Europa.
Ao todo, Franz conquistou quatro Bundesligas, quatro Copas da Alemanha, três Champions Leagues e um Mundial de Clubes pelos bávaros.
O Mundial, aliás, foi vencido em cima de um clube brasileiro: o Cruzeiro.
Posteriormente, ele ainda treinou o Bayern e ganhou mais um Campeonato Alemão e uma Copa da Uefa.
Por outros clubes, o lendário defensor ganhou uma Bundesliga pelo Hamburgo e ainda três edições do campeonato de futebol dos Estados Unidos, pelo New York Cosmos.
A nível individual, o monstro sagrado ganhou duas Bolas de Ouro, em 1972 e 1976, e ainda ficou em 2º lugar na prestigiosa eleição da revista France Football em duas ocasiões: 1974 e 1975.
Ainda em sua vitoriosa carreira de treinador, Franz venceu uma edição do Campeonato Francês com o Olympique de Marselha.
O Kaiser também teve atuação importante como dirigente, participando do Comitê Organizador da Copa do Mundod e 2006, em sua Alemanha natal.
Fonte: ESPN