CaririCrato

Hortas são implantadas em escolas da zona rural do Crato

O escritório da Ematerce do Crato, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), iniciou a implantação do programa Hortas nas Escolas. As atividades começaram na escola Arlindo Mathias, no sítio Ramualdo. Três
vão ser beneficiadas, com o programa alcançando um total de 180 alunos.

No último dia 25, iniciou-se a implantação da segunda horta, instalada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Gonzaga Mota.

O projeto tem como finalidade garantir a segurança e a educação alimentar nas escolas, como também o aprendizado de práticas sustentáveis para alunos, professores e pais. Serão produzidos coentro, cebolinha, tomate-cereja, e alface e implantadas mudas de caju anão precoce e, goiaba. Tudo para a merenda escolar.

O excedente da produção será destinado à comercialização nas comunidades do entorno das escolas, aos residentes e pais de alunos, no sentido de viabilizar a aquisição de mais sementes, tornando autossustentável todo o processo.

Os recursos são oriundos de diversas fontes: sementes, mudas, regadores e outros instrumentos vindos do Programa Mulheres no Campo, edital oriundo do IFCE-Crato em parceria com a Ematerce, através de estágio de jovens profissionais.

O município entra com outra parte de equipamentos, incluindo a mão de obra para limpeza das áreas, colocação de esterco curtido e participando da implantação e orientação junto à Ematerce, com a Secretaria Municipal de Agricultura.

A Ematerce entra com a assistência técnica e extensão rural, implementando política pública durante todo o processo de duração do programa, incluindo participação em dinâmicas pedagógicas em sala de aula, com a inclusão dos professores, alunos e mães.

A Ematerce leva para o conhecimento dos diretores das escolas envolvidas a metodologia do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e, havendo a viabilidade dos recursos, introduz-se a prática do programa.

Participam do programa os técnicos da Ematerce, Antônio Porto (gerente do Crato), Maria José e Dalva Melo. O IFCE está sendo representado pelo professor Francisco Messias, a Secretaria Municipal de Agricultura por Júnior Borges e pelo Projeto Mulheres no Campo, Maria Eduarda.