Cratense Siqueira Campos, criador do estado do Tocantins, morre aos 94 anos
Quando a emenda que criava o estado foi aprovada, José Wilson Siqueira Campos foi eleito o primeiro governador para um mandato de dois anos. Cargo que voltou a ocupar entre 1995 e 2003.
Morreu o ex-governador e o criador do estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos. Ele tinha 94 anos e sofria de câncer nos ossos. Desde a semana passada, estava internado com uma infecção respiratória.
José Wilson Siqueira Campos nasceu em Crato, no interior do Ceará. Aos 13 anos perdeu a mãe. Chegou a viver na rua e ser seringueiro no Amazonas, até virar agricultor em Colinas, no então norte de Goiás. Foi lá que iniciou a carreira política.
Em 1965 se elegeu vereador pela extinta Arena, que apoiava o governo militar. Em 1971 foi eleito deputado federal – cargo que ocupou por cinco mandatos.
Siqueira era um dos que sonhavam em desmembrar o antigo norte de Goiás. Ousou imaginar nascer de um grande território pouco povoado, entre a Amazônia, o Cerrado e a Caatinga, um novo estado: o Tocantins.
Quando a emenda que criava o estado foi aprovada, Siqueira foi eleito o primeiro governador para um mandato de dois anos. Cargo que voltou a ocupar entre 1995 e 2003. Em 2011 foi eleito governador para o quarto mandato desde a criação do estado. Siqueira não concluiu o governo. Renunciou em 2014, abrindo caminho para o filho disputar uma vaga no Legislativo.
Ao longo de mais de meio século de vida política, Siqueira Campos também se viu envolvido em polêmicas. O Ministério Público denunciou aplicações irregulares de mais de R$ 1 bilhão da previdência estadual.
Aos 90 anos, ainda estava ativo na política e chegou a assumir o mandato de senador da República. Um dos prazeres que guardou até os últimos dias era lembrar da trajetória da criação do Tocantins.