Sabatinas do Jornal Nacional começam nesta segunda, 22
A partir das 20h30 desta segunda-feira, 22, o Jornal Nacional, principal noticiário da TV Globo, dará início à sua tradicional série de entrevistas com os postulantes mais bem colocados na corrida presidencial. O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), abrirá as sabatinas, e será o entrevistado desta segunda. As entrevistas serão comandadas por William Bonner e Renata Vasconcellos, âncoras do telejornal.
De acordo com a agenda divulgada, na terça-feira, 23, o entrevistado será o pedetista Ciro Gomes. Por sua vez, na quinta-feira, 25, será a vez do ex-presidente Lula (PT), e na sexta-feira, 26, a candidata do MDB, Simone Tebet, encerra a sequência de sabatinas.
A expectativa é que os encontros tenham duração de 40 minutos, um crescimento de 13 minutos quando comparado à 2018, naquele ano as entrevistas tiveram 27 minutos de duração. Segundo Bonner, editor chefe do JN, as sabatinas buscarão abarcar temas marcantes a cada candidatura, além de confrontar os postulantes com a viabilidade de algumas das propostas presentes em seus planos de governo.
O Grupo Globo informou que as entrevistas serão transmitidas simultaneamente pela TV Globo, portal G1 e Globoplay, ficando disponíveis na íntegra na plataforma de streaming do grupo logo após a conclusão.
Intenção de Voto
Em levantamento realizado pelo Instituto FSB e contratada pelo Banco BTG Pactual, e divulgado nesta manhã, 22, o ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida presidencial com 45% das intenções de voto. Em segundo lugar está o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 36%; Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 6%, e Simone Tebet (MDB) em quarto, com 3%.
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores entre os dias 19 e 21 de agosto, e foi devidamente registrada junto à Justiça Eleitoral. O instituto informou que a margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.