Brasil

Uma mulher de 60 anos morreu afogada na manhã dessa quarta-feira (3) ao tentar passar de carro pelo Túnel Felipe Camarão, conhecido como Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife, que estava alagado.

O dia é de chuva na capital pernambucana, mas a passagem pelo túnel já estava repleta de água pelo menos desde a última segunda-feira (1º).
Equipes do Corpo de Bombeiros de Pernambuco fizeram o resgate do corpo e ajudaram na retirada do carro do local, que estava virado com as rodas para cima. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram, também, populares auxiliando os Bombeiros.


A corporação disse ter sido acionada às 8h37 para o resgate. Foram acionadas três equipes, uma do Grupamento Marítimo, uma do Grupamento de Busca e Salvamento além de uma equipe de Auto Resgate.

O corpo ficou sobre os cuidados da guarnição da Polícia Militar de Pernambuco e da Polícia Científica de Pernambuco.

Nas redes sociais, internautas divulgaram fotos sobre a situação do túnel.

Túnel estava interditado

A Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) informou pelas redes sociais que interditou o túnel às 6h59 devido a um “ponto de alagamento” — antes de a mulher entrar no local.

A assessoria de imprensa explicou que colocou cavaletes no local, mas não direcionou agentes de trânsito ao equipamento por ele ser de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), vinculado ao Governo de Pernambuco.

A reportagem do JC entrou em contato com o DER-PE para obter um posicionamento e aguarda resposta.

Governo de Pernambuco prometeu consertar túnel
 
Em julho, o Blog de Jamildo noticiou que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Pernambuco havia terminado a licitação para a “contratação de empresa de consultoria especializada na área de engenharia para elaboração da adequação do projetos básico e executivo de engenharia para recuperação estrutural” do Túnel Felipe Camarão.

O túnel é conhecido pela população por alagar facilmente sempre que chove mais forte. Só em 2021, o JC publicou quatro reportagens sobre o assunto. Em setembro, ele foi interditado para realização de serviços no sistema elétrico.

Ele foi projetado para reduzir os congestionamentos no cruzamento das Avenidas Mascarenhas de Morais e Maria Irene, facilitando o acesso ao bairro do Jordão e o retorno de veículos, registra constantes alagamentos em dias de chuva.