UFCA passará a ofertar residência médica em Ortopedia e Traumatologia

A Universidade Federal do Cariri(UFCA) obteve credenciamento, por parte da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do Ministério da Educação (MEC), para a abertura de um novo programa: a residência médica em Ortopedia e Traumatologia. O curso terá duração de três anos, com uma vaga anual para residente. A carga horária é de 60h/semanais.

Segundo Sávio Samuel, coordenador da Comissão de Residência Médica da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), o credenciamento do programa ocorreu após elaboração de projeto pedagógico por docentes da instituição e médicos da região do Cariri, além da avaliação das condições técnicas dos serviços de saúde e das qualificações dos docentes e preceptores pela CNRM/MEC.

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, em nível de especialização, que ocorre na forma de treinamento teórico-prático em serviços de saúde. O médico que cumpre integralmente um programa de residência médica em determinada especialidade tem direito ao título de especialista pelos Conselhos Regionais de Medicina. 

Para obter o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela UFCA, os residentes passarão por uma série de atividades em hospitais e outros serviços de saúde do Cariri que mantêm convênio com a Universidade. Conforme o coordenador da referida residência, Marcelo Parente, eles terão experiência na emergência, nos ambulatórios, nos centro cirúrgicos e nas enfermarias, sob a orientação de médicos com elevada qualificação ética e profissional.

fonte: https://ufca.edu.br