Contador explica como contribuintes devem fazer se não declararam imposto de renda

Receita Federal de Juazeiro do Norte recebeu 97% das 36 mil declarações esperadas

O percentual surpreendeu até mesmo o delegado da Receita Federal de JuaZeiro do Norte, Marcos Alexandre “fiquei surpreso porque há pouco tempo não tínhamos nem 50% das declarações e até ontem recebemos 97%, ou seja, apenas 3% não entregaram”.

E deixar de entregar tem inúmeros motivos: não ter conseguido juntar documentos comprobatórios da receita e despesa, não ter conseguido acessar sistema de última hora e por aí vai. Um pouco mais de mil contribuintes de JuaZeiro do Norte deixaram de enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IR) dentro do prazo estabelecido pelo governo, o que acaba causando preocupação, prejuízo e dor de cabeça; o prazo terminou ontem, às 23h59.

O Contador, sócio- diretor da Prime Contabilidade e Vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, Emerson Andrade, explica o que deve ser feito.

“A situação ainda pode ser resolvida e procurar um Contador onde deve ser solicitado que ele faça a declaração e envie mesmo fora do prazo. Assim, a situação será regularizada junto à Receita Federal e não constará pendências no CPF, mas o cidadão precisará pagar multa de no mínimo R$ 165,74 podendo chegar até 20% do imposto devido. É importante procurar, o mais rápido possível, um profissional de contabilidade que possa auxiliar na execução da declaração e resolver a situação perante o governo, do contrário o CPF ficará com pendências”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Commonike