summary forfeiture respiration coursework windows 7 training powerpoint presentation complexes thesis format

Sedet fecha parceria com Instituto Iracema Digital para impulsionar Plataforma Revive Negócios

Um ponto de encontro para ideias e soluções. Foi com esse objetivo que o Instituto Iracema Digital criou o Revive, uma plataforma impulsionadora de soluções e negócios por intermédio da integração Academia, Governo e Sociedade. Inicialmente, a plataforma foi idealizada para apoiar ações e projetos no enfrentamento da Covid-19. Agora, com a parceria do Governo do Estado do Ceará,  por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e com a Fundação de Ciência, Tecnologia e inovação de Fortaleza (CITINOVA), a plataforma será expandida para uma solução focada no impulsionamento de novos negócios.

O Revive Negócios impulsionará novas ideias de cientistas, empreendedores, empresas e startups que gerem renda para os cearenses. A parceria tem apoio tecnológico do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

O objetivo é integrar o maior número de soluções tecnológicas públicas e privadas, sob as mais diversas formas (protótipos, produtos, processos metodológicos, etc.), em diversas áreas: saúde, economia, educação, comunicação, tecnologia, etc. Com isso colaborando na promoção de melhorias tecnológicas e econômicas e no desenvolvimento social e econômico do Estado Ceará.

Conceitos e Ideação

O processo de análise e ideação do Revive considera, inicialmente, três atores no processo a partir de ideias cadastradas na plataforma:

O Produtor da ideia: qualquer pessoa física ou jurídica, independentemente de sua formação, que tenha a iniciativa de cadastrar uma ideia (invento, projeto, metodologia, etc.) na plataforma;

O Consumidor da solução: qualquer pessoa física ou jurídica a procura de uma solução para uma determinada necessidade ou simplesmente em busca de uma inovação;

O Apoiador da ideia: qualquer pessoa física ou jurídica desejando apoiar financeira ou materialmente à ideia cadastrada ou ainda alguém com conhecimento/ expertise, capaz de melhorar alguma das propostas. Este apoio pode ser filantrópico ou com objetivo econômico, tais como criação de parcerias, startups, etc.

Como funciona?

Com uma simples interface, o produtor, o consumidor ou o apoiador da proposta deverá se cadastrar na plataforma intuitiva para acessá-la nas versões web e mobile. São 7 níveis:

1- Cadastro dos três atores (Produtor, Consumidor e Apoiador da ideia);

2- Acesso ao aconselhamento tecnológico e econômico;

3- Plano de Negócios;

4- Formalização do negócio, da nova empresa;

5- Marketing;

6- Geração de renda;

7-  Responsabilidade Social (as empresas apoiadas devem se comprometer em ajudar, de alguma forma, a sociedade cearense).

Diferenciais da Plataforma Revive

Existem várias plataformas semelhantes no Brasil e no mundo mas o Revive traz um diferencial inovador. Permite que o produtor e o consumidor da solução recebam um aconselhamento, seja de nível tecnológico ou financeiro. Isso aproxima o poder público da sociedade e permite a execução de políticas públicas para impulsionar a economia,

A plataforma está implantada no nível 1 e já conta com uma versão em inglês já que o projeto pode ganhar dimensão internacional, uma vez que qualquer solução feita no Ceará, servirá em qualquer lugar do mundo. Importante ressaltar que a partir do nível 2, a plataforma será modelada com a participação da Sedet e dos demais parceiros envolvidos. É o que sinalizam o CEO do Iracema Digital e idealizador do Revive, Professor Mauro Oliveira, e a Gestora de TIC da Sedet, Cairamir Arruda.

Acesse a Plataforma Revive clicando aqui.